O que todo afiliado deseja é ter seus links aparecendo para muitos usuários clicarem, acessar a página de vendas e comprar.
Isso já é uma realidade para muitos, mas nem todos conseguem chegar no público que compra. Talvez porque não sabem onde posicionar corretamente seus links e acabam se frustrando com o Marketing Digital.
Mas hoje isso vai mudar, pois vou mostrar nesse post como criar uma campanha no Google Ads sendo afiliado iniciante, utilizando essa ferramenta incrível e rentável para divulgar seu negócio na internet.
O que é o Google Ads?
O Google Ads é uma ferramenta que proporciona a visibilidade de muitos negócios, através de anúncios, sempre que um usuário faz uma pesquisa interessado em algum produto, serviço ou simplesmente queira tirar uma dúvida.
Quando você faz uma pesquisa no Google, geralmente nos primeiros resultados aparecem links com o nome “anúncio” destacado.
Esses links são patrocinados por empresas ou pessoas físicas que, através de palavras-chaves, pagam ao Google para estarem presentes nas primeiras posições das pesquisas.
Atualmente é uma das estratégias mais utilizadas por empreendedores e afiliados que querem divulgar os seus produtos ou marcas, atingindo o público e locais certos, proporcionando maiores chances de vendas.
Os 3 níveis de consciência das pesquisas
Como tudo no Google Ads está relacionado à palavra-chave pesquisada, é importante que você entenda que as pesquisas mudam de acordo com o nível de consciência da pessoa em relação ao que ela procura.
De acordo com o interesse de quem consulta a palavra-chave, é possível determinar 3 níveis de pesquisa dentro do Google. Logo abaixo explico o que é cada um deles:
1º nível
No primeiro nível, o usuário tem interesse no assunto mas não sabe se vai comprar um livro, ler um blog, assistir um vídeo para se aprofundar no tema.
Por exemplo, você pode pesquisar por “Renda Extra Online” e várias opções aparecem como resultado. O primeiro link que aparece na página do Google é o site do Fórmula Negócio Online, do Alex Vargas.
Provavelmente você não conhece esse site e nem o produtor dele, pois inicialmente você só quer descobrir fontes de renda online.
Seu nível de consciência ainda é muito superficial e ainda não sabe qual produto quer comprar.
2º nível
No segundo nível, o usuário tem interesse no que está pesquisando, sabe que quer comprar algo mas não decidiu ainda.
Pensando nesse nível, podemos dar como exemplo uma pessoa que pesquisa por Curso de Google Ads para afiliado.
Perceba que ela já subiu o nível, especificou melhor o que está procurando, mas ainda existe uma indecisão quanto a compra.
3º nível
Já no terceiro nível, o interesse no assunto pesquisado é mais profundo, o usuário sabe o que quer comprar e já procura pelo nome do produto.
Ao fazer a pesquisa, por exemplo, ele já digita Curso Jornada Afiliado Pro. Logo no início da pesquisa aparece o link do produto que ela deseja.
Agora é só clicar no link e ir direto para página de vendas e efetuar a compra. Nesse caso não existe indecisão, ele já sabe que quer comprar o produto de imediato.
Nos exemplos acima citei os produtos digitais, mas o mesmo princípio se aplica também aos produtos físicos. Quais produtos escolher para anunciar no Google Ads?
A escolha de bons produtos nas plataformas como Hotmart, Eduzz, Monetizze e Braip podem definir se você terá sucesso com anúncios no Google Ads.
Através das quatro dicas abaixo, você conseguirá escolher quais os melhores produtos para anunciar:
- 1º Dica: Verificar as regras de afiliação do produto. Alguns produtores definem como querem a divulgação dos produtos. A maioria deixa anunciar em todas as plataformas, mas em alguns casos existe uma restrição;
- 2º Dica: Verifique se o produto tem buscas no Google, pois não é interessante anunciar um produto uma baixa audiência do público;
- 3º Dica: Verificar as comissões. Produtos de ticket muito baixo não vale a pena investir. Procure produtos com valores iguais ou maiores que $97,00.
- 4º Dica: Verificar a Página de vendas. Pode acontecer do produto não ter muitas vendas, mas tem uma boa página de vendas. Talvez o produtor só não sabe como levar o tráfego para a página.
Aplicando esses passos você poderá selecionar melhor os produtos para criar anúncios no Google.
Como anunciar no Google Ads?
Agora chegou a hora de criarmos um anúncio. Fique atento ao passo a passo que vou mostrar agora, pois vai facilitar sua vida no momento da criação das campanhas.
Passo 1
Acesse o site do Google Ads e inicie o cadastro. O ideal é que você tenha uma conta Gmail para facilitar o cadastro, mas se não tiver não tem problema, pode utilizar outras plataformas de email.
Clique em “Começar Agora” e você será direcionado para o preenchimento padrão de algumas informações. Uma boa dica é “Alternar para o modo Especialista”, dessa forma será possível preencher mais rápido os dados que precisa.
Pode fazer o cadastro na plataforma sem a necessidade de criar logo um anúncio.
A melhor forma de pagamento é o cartão de crédito. Existe a possibilidade do boleto, mas nesse caso você terá que desembolsar o valor total que pretende investir na campanha, gerar e pagar o boleto para começar a anunciar.
Passo 2
Após o cadastro você já pode criar uma campanha. Para isso é só clicar em “Nova Campanha”.
Na tela seguinte irá aparecer algumas opções dos tipos de campanhas que deseja criar.
Nesse momento, você precisa saber qual o intuito da campanha, se é para gerar vendas, ganhar leads, gerar tráfego para o site, tornar a marca ou produto conhecido, promover um app ou incentivar visitas na sua loja. Com isso bem definido, pode seguir em frente.
Porém, se não tiver esse ponto decidido, tem a opção de “Criar uma campanha sem meta”. Não tem problema nenhum. É uma alternativa válida e não impede de divulgar a campanha.
Clicando em “Rede de Pesquisa” e depois em continuar, você irá para a próxima tela.
Passo 3
Agora você entrará nas configurações do grupo de anúncios. Escolha o nome da campanha, isso fica a seu critério, mas pode optar por um nome relacionado ao que irá divulgar.
Logo abaixo haverá as opções de Rede de Pesquisa e Rede de Display. Se você é um afiliado iniciante e precisa economizar a grana, é melhor deixar essas opções desmarcadas.
Estes tipos de redes mostram anúncios em banners, sites e apps parceiros do Google. Claro que é uma boa opção, mas como gera mais cliques e você paga por cada clique, para o afiliado que está iniciando não é necessário.
Deixe que seus anúncios apareçam somente na página principal de pesquisas do Google.
Passo 4
Partindo para a segmentação e segmentos de público-alvo, haverá as opções de definição dos locais. Você pode deixar marcado todos os países e territórios, somente o Brasil ou algum local específico.
Isso vai depender do produto que está vendendo. Se for um produto digital, você pode vender para qualquer país, mas se for físico e não tiver a opção de entrega fora do país, deixe marcado a opção “Brasil”.
Caso você tenha um negócio que atende uma determinada região da sua cidade, você poderá definir o raio que sua empresa atende.
Logo em seguida haverá a definição do idioma da campanha. Habilite os idiomas português e inglês.
Passo 5
Na área de Orçamento e Lances, você vai adicionar o valor que quer gastar por clique.
Por exemplo, se você quer gastar 10,00 por dia, é totalmente possível, mas esteja ciente de que com poucos cliques dificilmente você venderá. Se quer resultados mais rápidos será necessário aumentar o orçamento da campanha.
Na área de Lances você definirá em qual métrica quer focar. Digamos que essa métrica seja de Cliques, então é só adicionar o limite de lance máximo.
Se o seu orçamento é baixo, coloque valores que fiquem mais adequados ao seu bolso. Porém, saiba que o Google pode alertar caso não consiga entregar a campanha de um modo eficiente. Nesse caso, terá que rever os valores.
Passo 6
Chegou a hora decidir quais palavras-chaves farão parte da campanha do Google Ads.
Você vai para a tela do Grupo de Anúncios. Esse é o momento que você escolhe onde seu anúncio vai aparecer.
Logo no início da página, haverá um espaço em branco onde será possível colocar as palavras-chave do produto que quer anunciar. Também é possível adicionar palavras ou frases correspondentes a esse produto.
Se você tiver dúvidas ou não sabe quais palavras correspondentes utilizar, é só acessar o site do ubersuggest, pesquisar pelo produto que vai divulgar e o site vai mostrar as palavras mais procuradas pelas pessoas.
Esse site é muito interessante, pois além de mostrar as palavras correspondentes, também mostra o volume de buscas das palavras e o quanto é cobrado por clique.
Dicas de Palavras-chave do Google Ads para Afiliado Iniciante
Quando você digita uma palavra-chave na criação da campanha, o Google entende que toda vez que alguém pesquisar por aquela palavra ou algo parecido, sua campanha estará presente.
Isso pode até gerar muitos cliques, mas será que serão cliques das pessoas que querem comprar o produto que você vende?
Talvez sim, mas é bem provável que você esteja gastando cliques à toa, para pessoas que não querem comprar.
Para um afiliado iniciante e com orçamento apertado, isso é prejuízo.
Para que não ocorra com você algo desse tipo, vou te dar uma dica.
No momento que estiver adicionando as palavras-chave da campanha, coloque ela entre os colchetes. Com essa ação, você estará dizendo para o Google para mostrar seu anúncio somente quando a pesquisa tiver essa palavra específica.
Isso é chamado de pesquisa de “Palavra Exata”.
Passo 7
Seguindo para o passo 7 da criação da campanha no Google Ads, chegou o momento de criar o anúncio.
A primeira coisa que você vai precisar é o link, a URL que a pessoa será direcionada ao clicar no anúncio.
Como você é um afiliado, é preciso acessar a plataforma onde estão seus links, copiar e colar no campo da URL da campanha.
Dica URL campanha de Afiliado iniciante do Google Ads
Existem dois campos que são necessários o preenchimento da URL.
O primeiro deles é a URL, como você está vendo na imagem abaixo. Esse é o site ao qual as pessoas serão direcionadas quando clicarem na sua campanha. No entanto, nesse campo não será adicionado o seu link de afiliado. Presta muita atenção nesse ponto.
Depois que copiar o link de afiliado, abre uma nova página, cola o link e dá Enter. Você será direcionado para a página do produto. É esse link que você vai colar no campo da URL final da campanha. Veja o exemplo abaixo.
Você pode estar se perguntando onde colocar seu link de afiliado. Calma, vou mostrar agora.
O link de afiliado será adicionado no campo “Opções de URL do anúncio”. Por exemplo, se você é um afiliado do Formula Negócio Online, então é só acessar a Hotmart, copiar o link “go.hotmart.com/seulinkdeafiliado” e colcar nesse campo.
Passo 8
Adicionado o link de afiliado, você vai preencher os campos das opções de Títulos que aparecerá no seu anúncio.
Para facilitar e acelerar a criação dos títulos, o ideal é pesquisar no Google o produto que está oferecendo. Dessa forma, vão aparecer vários exemplos de anúncios, onde você vai tirar como exemplo para criação dos seus.
A medida que for preenchendo esses campos, a plataforma do Google Ads vai mostrando tela ao lado, como serão exibidos os títulos escolhidos. Assim como, mostrará também a qualidade do anúncio.
Esse é um passo importante e deve ser muito bem trabalhado.
Passo 9
Após todos esses ajustes sua campanha estará quase pronto para ser veiculada.
Você até pode clicar em concluir para publicar, mas tem um detalhe que você precisa estar atento, para que a campanha seja eficiente. Esse detalhe são as palavras-chave negativas.
Para adicionar as palavras-chave negativas, acesse a página principal do Google Ads. No menu lateral esquerdo você encontra essa opção logo abaixo das Palavras chave de pesquisa.
Esse é um recurso que precisa ser utilizado nas suas campanhas. Nele você vai adicionar todas as palavras para o seu anúncio não aparecer nas pesquisas.
Por exemplo, se está vendendo um ebook sobre marketing digital, uma das primeiras palavras que você vai adicionar é “grátis” ou “gratuito”. Assim, toda vez que uma pessoa pesquisar ebook grátis, seu anúncio não vai aparecer.
Isso é uma forma de evitar cliques desnecessários na campanha, atração de públicos que não fazem parte do seu nicho e não compram seus produtos, como também economiza seu orçamento no Google Ads.
Conclusão
Todo afiliado iniciante deve ter a experiência de trabalhar com o Google Ads. É uma das melhores estratégias de divulgação dos links e venda dos produtos.
Entenda que as pessoas estão constantemente pesquisando sobre diversos assuntos na internet. E quando querem tirar dúvidas, resolver um problema ou simplesmente descobrir coisas novas, elas recorrem aos mecanismos de buscas como o Google.
Se os seus links estiverem nas primeiras posições das pesquisas, a probabilidade das pessoas clicarem é maior a cada posição que ganha.
Com uma campanha bem executada, utilizando todo o passo a passo mostrado acima, as chances de vendas são maiores e o sucesso no mercado de afiliados é certo.
Então, não deixe de se aprofundar ainda mais com conteúdos do Google Ads e se ficou alguma dúvida e quer conhecer mais no detalhe tudo que acontece nas campanhas do Google, clique aqui e descubra tudo de um jeito simples e rápido.
Deixe um comentário