Um assunto que vem dividindo opiniões nos últimos dias é a questão da taxação das compras internacionais. Com essa nova realidade, alguns Shein afiliados estão se perguntando qual o impacto em seus lucros.
Essa questão vem sendo bastante criticada pela maioria das pessoas, principalmente por aqueles que estão acostumados a fazer compras frequentemente. Mas será que essa mudança vai impactar o programa de afiliados?
O programa da Shein afiliados é bastante vantajoso e essa mudança vem preocupando os participantes, que ainda não tem certeza de como será a partir de agora. Talvez esse fato atrapalhe as vendas, o que fará com que os afiliados caprichem ainda mais em suas divulgações.
Para quem ainda não está por dentro do assunto, elaboramos este conteúdo com as principais informações sobre o impacto da taxação de importados para Shein afiliados.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então continue neste artigo até o final e confira os tópicos a seguir!
O que é a taxação da Shein e Shopee
A taxação da Shein e da Shopee é voltada para a situação fiscal das empresas. Porém, afeta diretamente o consumidor final, que está lidando com taxas de alto valor em relação às compras realizadas no exterior.
A maioria dos consumidores estão deixando de comprar nessas plataformas, o que também desestabiliza o programa Shein afiliados, que depende do consumo de seu público para garantir o lucro dos afiliados.
A taxação corresponde a 60% do valor da compra. Contudo, embora tenha sido cogitado que todas as compras fossem taxadas, o governo recuou com a decisão e manteve que isso irá afetar somente os pedidos acima de 50 dólares, ou seja, em torno de 250 reais.
Essa é uma boa notícia, porque já era assim que as coisas aconteciam antes. Muitas pessoas sofreram com a taxação nas últimas semanas, mas o curso natural das coisas é que voltem a fazer suas compras com mais tranquilidade.
Por que os produtos vão começar a ser taxados?
A motivação dessa nova regra é evitar que empresas realizem compras em grande quantidade como pessoas físicas, na intenção de evitar pagar os impostos que pessoas jurídicas devem pagar. Além de ser uma fraude, pois é caracterizada como sonegação de impostos das plataformas digitais, essa ação beneficia as empresas asiáticas.
“Você não taxa uma empresa. Não existe taxar uma empresa. Existe o contrabando. Todas as empresas podem operar no Brasil. O que elas não podem é fazer uma concorrência desleal com quem está pagando imposto aqui”, afirma o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O que o atual governo espera com isso é deixar essa situação justa, já que as empresas varejistas de nosso país atuam de forma regular, com os impostos em dia. Além disso, Haddad afirma que essa ação tende a dilatar o recolhimento como uma maneira de promover o novo arcabouço fiscal.
Dessa forma, os órgãos responsáveis levantaram alguns dados afirmando que a taxação das mercadorias que adentram em nosso país representam cerca de 8 milhões de reais por ano aos cofres públicos, representando uma quantidade razoável de impostos que o Governo nacional deixa de receber.
O que isso representa para os afiliados
O programa Shein afiliados tende a ser prejudicado com essa notícia, e pode ser que alguns parceiros migrem para outras plataformas. Infelizmente os afiliados dependem dos consumidores para receber suas comissões, e com a taxação, a maioria do público deixará de fazer suas compras.
Embora os grandes varejistas de nosso país estejam cobrando uma fiscalização mais intensa dos produtos que chegam da China, a situação tende a continuar a mesma até que os trâmites sejam solucionados.
Uma solução que alguns parceiros do Shein afiliados encontraram foi migrar para outras alternativas de plataformas de vendas de produtos, como a Amazon, Magalu e outras empresas de afiliação enquanto aguardam boas notícias.
Neste caso, as boas notícias já chegaram e o governo recuou com a decisão de taxar todos os produtos importados. Agora, somente as compras acima de 50 dólares serão taxadas.
O consumidor pode cancelar a compra após a taxação?
Existem duas formas de lidar com a taxação, que é cancelando a compra e solicitando reembolso ou reembolsando metade da taxa.
No primeiro caso, basta solicitar a devolução em até vinte dias depois de receber o produto, acessando a Shein e buscando pela opção “Devolver Item”. Já na solicitação de reembolso da taxa, as etapas são diferentes, realizadas no site dos Correios e no aplicativo da Shein. Confira:
- Acesse o site dos Correios;
- Vá em “Minhas importações”;
- “Minhas importações”:
- Crie seu cadastro;
- Efetue o pagamento da taxa e printe seu comprovante;
- Acesse a Shein pelo aplicativo;
- Clique em “Mais serviços”;
- Vá em “Suporte” e “Serviço ao cliente”;
- Encaminhe o comprovante e peça reembolso.
O que acontece com a comissão se o consumidor cancelar?
Esse imposto fará com que alguns compradores cancelem suas compras, caso seu pedido seja taxado, e isso tem gerado nervosismo para os afiliados. Afinal de contas, o que acontece se o consumidor cancelar a compra?
Será que o afiliado perderá sua comissão se o pedido for cancelado? Infelizmente, a resposta para essa pergunta não é positiva, já que tanto o vendedor, quanto o afiliado saem no prejuízo.
Devido ao reembolso e devolução do produto, não é possível manter a comissão, portanto, o cancelamento causa certo prejuízo.
Como ser um afiliado Shein
Fazer parte do programa Shein afiliados é fácil, porém, para obter lucro com esse mercado é necessário dedicação, já que mesmo com as vendas sendo efetuadas automaticamente, é preciso convencer os consumidores a efetuar a compra através de seu link de afiliado. Somente dessa forma a plataforma irá identificar suas vendas e garantir a comissão.
Embora exista mais de uma forma de participar do programa Shein afiliados, vale ressaltar que somente uma encontra-se disponível para nós brasileiros. O primeiro passo para fazer parte deste programa é criando seu cadastro no site. Mas como fazer isso? Confira o passo a passo abaixo:
- Abra seu navegador e busque por “Programa de afiliados Shein”;
- Acesso o primeiro resultado;
- Um pequeno texto explicativo aparecerá, clique na palavra “Aqui”, para acessar outra página;
- Na guia que foi aberta, você verá tudo sobre o programa de afiliados;
- Clique em “Entre agora”;
- Preencha o formulário com todos as informações necessárias;
- Após a aprovação, aguarde seu link exclusivo;
- Comece a compartilhar com possíveis compradores e obtenha sua comissão a cada compra realizada!
Ser um afiliado Shein ainda vale a pena?
Com o atual cenário em relação ao Shein afiliados, esse parecia não ser um bom momento para cadastrar-se como afiliado da plataforma. Para quem é novo nesse mercado e ainda não possui artimanhas e técnicas de vendas, essa ação poderia ser frustrante e nada lucrativa caso a decisão do governo se mantivesse.
Contudo, a nova regra para os impostos de importados já foi derrubada e voltou aos padrões de antes: somente as compras acima de 50 dólares serão taxadas. Dessa forma, a plataforma permanece sendo uma ótima alternativa para afiliação.
Vale ressaltar também que empresas nacionais também usam a plataforma para suas vendas e, neste caso, não correm riscos de taxação. Observando por esse ângulo, ainda é possível fazer dinheiro como Shein afiliados.
Agora que você já sabe o porquê da taxação, como vai funcionar e o que isso causa no programa Shein afiliados, que tal espalhar a informação com quem ainda não está ciente do assunto?
Se gostou deste artigo, não esqueça de compartilhar o conteúdo com seus familiares e amigos, principalmente aqueles que ainda não estão cientes sobre o assunto. Visite nosso site para encontrar mais conteúdos relevantes!
Deixe um comentário